SOBRE O BLOG

Resenha: Cinco Anos - Os Desafios da Vida a Dois

Título: Cinco Anos – Os Desafios da Vida a Dois
Autora: Cristiane Broca
Páginas: 323
Editora: Independente
Ano: 2016


Sinopse: "Marcos e Ângela estão prontos para iniciar seu "Felizes para sempre" e compartilhar tudo: as alegrias, tristezas, e dificuldades do dia a dia. A vida do casal passa por vários estágios e eles conseguem continuar unidos mesmo com a pressão do novo trabalho de Ângela em uma revista feminina, a criação do filho pequeno, as viagens impostas pelo trabalho de Marcos como jornalista, e a complicada relação entre ele e o pai. Quando uma sucessão de eventos recai sobre a família Andrade, colocando-os em conflito, caberá a Marcos decidir até que ponto permitirá que a mágoa do passado interfira em seu futuro. Poderá um grande amor sobreviver à tempestade?"

                                                           _________________________

“Onde você se imagina daqui a cinco anos?” Essa foi à frase que me conquistou desde o principio, e que sempre ficou comigo mesmo depois de alguns “anos” ler o primeiro livro, Cinco Anos.

Na continuação, a autora do livro Cristiane Broca, nos mostra como está a vida a dois de Marcos e Ângela, e os desafios que ambos tem que enfrentar para conseguirem sustentar o casamento. Com uma leitura envolvente, ele com certeza é um daqueles livros que não conseguimos parar de ler. 

Ângela é uma jornalista e cheia de sonhos e acaba se apaixonando por Marcus, também jornalista e bastante conhecido pelo seu trabalho além de ser muito bonito. No primeiro livro, conhecemos a jornalista e vemos as dificuldades que ela passa, desde muito cedo ela precisa tomar várias decisões, cuida do pai por quem é apaixonada, mas nunca perdendo sua delicadeza.  Marcus é muito responsável e um ótimo profissional, porém diferente de Ângela, tem um passado conturbado pelo abandono do pai. 

Acompanhamos todo o crescimento dos personagens e nos deparamos com vários acontecimentos rotineiros que qualquer pessoa pode enfrentar na vida real. Logo após começar a dar uma segunda chance ao pai, Marcos começa a frequentar a casa dos pais para jantares em família, porém quase todos é um fracasso, o clima é realmente estranho ainda mais com a presença de Ricardo, irmão mais novo de Marcos, fruto de um relacionamento extraconjugal de seu pai no passado. 

Com um concorrente a altura em outra emissora e tendo que aperfeiçoar sua profissão, Marcos começa a viajar a trabalho e começa a passar mais tempo viajando do que com a própria família. Porém, recebeu total apoio de Ângela, pois ela sabia que isso o faria feliz e não queria atrapalhar sua carreira.

Por outro lado, Ângela decidiu dar um tempo em sua vida profissional para se dedicar nos primeiros anos de Vitor e assim tomar conta da casa e aos poucos aproximar toda a família. Contudo, com o passar do tempo o casal vai ficando mais afastado, tendo cada vez mais pouco tempo juntos e o ciúme vai crescendo em ambos.

A autora trabalhou muito bem a questão do relacionamento entre pai e filho. Apesar dos conflitos que existiam entre eles, era notório o amor que um sentia pelo outro, porém logo depois da morte de seu pai, Marcos ficou ainda mais rancoroso.

Primeiro por não saber expressar seus sentimentos da maneira que acha que seria correto, segundo por ter se sentido traído por não saber do problema de saúde do pai, e em terceiro por acabar descobrindo que quem estava nos últimos momentos de vida ao lado do pai era Ricardo, e não ele.

Tudo começa a desmoronar logo após a leitura do testamento, e Marcos se vê obrigado a conviver diariamente com Ricardo, pois era desejo do pai que os filhos tomassem conta da empresa Essence. 

Com isso, Ângela e Marcos ficam cada vez mais distante e ambos começam a esconder sentimentos, pensando eles que assim confortariam um ao outro. Ângela cada vez mais fica amiga do cunhado, deixando Marcos incomodando e ele ao mesmo tempo passa cada vez mais seus dias com Gisele, antiga assessora de seu pai na empresa.

Muitos conflitos vão surgindo, e o casal não vê outra saída a não ser se afastar por um tempo, e só o amor verdadeiro dos dois pode encontrar respostas que os dois procuram.

Com uma linguagem fluída, você se prende a história. Adorei o jeito de Ângela escrever no diário a cada ano que se passava, era uma maneira dela eternizar todos os momentos que a família passou durante o passar dos anos. 

Diferente de outros autores, Cristiane escreveu um final para todos os personagens envolvidos, fazendo com que nós, leitores, não ficássemos nos perguntando qual final um determinado personagem teve.

Cinco Anos – Os Desafios da Vida a Dois é com certeza uma leitura que deveria ser obrigada a todas as pessoas, fazendo assim com que os autores brasileiros fiquem mais conhecidos e mais respeitados no mercado editorial.

Classificação:



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Acabou de sair!

Leve com você!

Entre páginas e palpites